segunda-feira, 17 de dezembro de 2012



PLANEJAMENTO
Período: Dezembro
Duração: 1 dia.
Tema: Resolução de Problemas/Os Cachorros e os Patos de João
Áreas de conhecimento:  linguagem oral, escrita e matemática.
Justificativa:  Com essa atividade pretendemos contribuir para a construção de aprendizagens, não só no âmbito da matemática, mas também no que concerne às atitudes e valores, pois serve para que os alunos ouçam e respeitem as idéias dos outros, tomem consciência que há diferentes formas de ver e pensar perante uma mesma situação e serve também de apoio aos alunos com mais dificuldades (não deixando que estes desistam, desanimem... perante as dificuldades).
Objetivo Geral: Estimular e desenvolver nos alunos a capacidade de resolver problemas e promover o raciocínio e a comunicação oral, escrita e iconográfica.
Recursos: papel, lápis, lápis de cor e borracha.
Avaliação: Será realizada durante todo o processo, pois dela depende os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.


Escola Estadual General João Varela
Série: ________ Turma: ______________
Aluno(a): ___________________________________________
Os Cachorros e os Patos de João
No quintal do avô de João há cachorros e patos. Ao todo, João contou 7 cabeças e 20 patas. Quantos são os cachorros e os patos que estão no quintal?
Leia com atenção e responda as questões.
1 – Que animais estão no quintal do avô de João?
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2 – Quantas patas tem um cachorro? E quantas cabeças?
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3 – Quantas patas tem o pato? E quantas cabeças?
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4 – Quantas patas tem dois patos? E cabeça?
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5 – E quantas patas tem dois cachorros? E cabeça?
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6 – Ao todo quantas patas e quantas cabeças contou João?
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7 – Então quantos são os cachorros e os patos que estão no quintal do avô de João?
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OBS: RESOLVA O PROBLEMA USANDO A ESTRATÉGIA QUE PREFERIRES: DESENHOS, TABELAS...)


 




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