PLANEJAMENTO
Período: Dezembro
Duração: 1 dia.
Tema: Resolução
de Problemas/Os Cachorros e os Patos de João
Áreas de
conhecimento: linguagem oral,
escrita e matemática.
Justificativa: Com essa atividade pretendemos contribuir para
a construção de aprendizagens, não só no âmbito da matemática, mas também no
que concerne às atitudes e valores, pois serve para que os alunos ouçam e
respeitem as idéias dos outros, tomem consciência que há diferentes formas de
ver e pensar perante uma mesma situação e serve também de apoio aos alunos com
mais dificuldades (não deixando que estes desistam, desanimem... perante as
dificuldades).
Objetivo Geral:
Estimular e desenvolver nos alunos a capacidade de resolver problemas e
promover o raciocínio e a comunicação oral, escrita e iconográfica.
Recursos: papel,
lápis, lápis de cor e borracha.
Avaliação: Será
realizada durante todo o processo, pois dela depende os passos seguintes e os
ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
Escola Estadual General João Varela
Série: ________ Turma: ______________
Aluno(a): ___________________________________________
Os Cachorros e os Patos de João
No quintal do avô de João há cachorros e patos. Ao todo,
João contou 7 cabeças e 20 patas. Quantos são os cachorros e os patos que estão
no quintal?
Leia com atenção e responda as questões.
1 – Que animais estão no quintal do avô de João?
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2 – Quantas patas tem um cachorro? E quantas cabeças?
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3 – Quantas patas tem o pato? E quantas cabeças?
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4 – Quantas patas tem dois patos? E cabeça?
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5 – E quantas patas tem dois cachorros? E cabeça?
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6 – Ao todo quantas patas e quantas cabeças contou João?
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7 – Então quantos são os cachorros e os patos que estão no
quintal do avô de João?
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OBS: RESOLVA O PROBLEMA USANDO A ESTRATÉGIA QUE PREFERIRES:
DESENHOS, TABELAS...)
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