sexta-feira, 30 de novembro de 2012



No ultimo encontro nos foi proposta um atividade: ir ao item Para saber mais e escolher um dos textos lá encontrados, ler e comentá-lo.
Escolhi um texto intitulado “Aprendendo a pensar” de Stephen Kanitz. Ao lê-lo percebi o quanto ele mostra uma realidade vivida por nós e o quanto é pertinente ao módulo da formação. Infelizmente hoje, ainda temos uma educação deficitária que está distante daquilo que realmente almejamos.
Mediante o que li chego à conclusão de que o ensino ainda tem muito que melhorar. Principalmente nessa questão de fazer com que os nossos alunos sejam instigados a pensar. Nós fomos ensinados a ouvir o que o professor diz na sala de aula, copiar, memorizar e na prova dizer exatamente aquilo que foi dito. Daí a dificuldade de muitos quando vão enfrentar, por exemplo, o ENEM que para responder questões precisa-se interpretá-las. Fomos ensinados a ter a resposta pronta e quando nos deparamos em ter que procurá-las ficamos perdidos sem saber por onde começar.
Mas nem tudo está perdido. Se os educadores se conscientizarem de que essa realidade precisa mudar, teremos dado um grande passo. É um grande desafio ir contra tudo que aprendemos até hoje, mas grandes desafios nos conduzem a grandes vitórias.
Segundo o autor do texto: matemática, estatística, exposição de idéias e português obviamente são conhecimentos necessários, mas eu classificaria essas matérias como ferramentas para a solução de problemas, ferramentas que ajudam a pensar. Ou seja, elas são um meio, e não o objetivo do ensino.
Você concorda? Pense nisso.

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